Obter a Segunda Via RG 2024 é fundamental para muitos brasileiros, até porque muitos problemas podem ocorrer com o documento primário e nenhum brasileiro pode ficar sem a sua identificação no dia a dia.
De qualquer forma, atualmente há uma série de possibilidades para aqueles que necessitam deste documento, desde a solicitação pelo celular e pelo computador quanto para o agendamento àqueles que preferem o acesso pessoalmente. Separamos, logo abaixo, um passo a passo facilitado para te ajudar em cada uma das opções. Acompanhe até o final:
Conteúdo
Segunda Via RG – Quando Emitir?
A segunda via da identidade é cada vez mais necessária assim como a certidão de nascimento e os motivos são diversos, começando por ocorrências como perdas, roubos ou até mesmo a desatualização do mesmo.
Portanto, ter esse documento em dia fará com que você esteja sempre pronto para uma série de ocasiões, ainda mais quanto ao processo de participar de qualquer atividade pública ou privada. Aliás, não restam dúvidas sobre a importância do RG para o brasileiros.
Do mesmo modo, é de suma relevância ter em mãos uma versão atualizada com o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), haja vista a demanda por tais dados em diferentes atividades do dia a dia. Acompanhe, também, o Calendário PIS 2024!
Em linhas gerais, as ocasiões que mais condicionam os brasileiros a solicitarem uma segunda via são correlatas à perdas e roubos. Por conta disso, é fundamental realizar um boletim de ocorrência para justificar o ocorrido e assim evitar algum problema futuro com o seu nome. Tenha isso em mente!
Como Solicitar a Segunda Via da Identidade – RG
Conforme detalhamos anteriormente, não faltam opções para você realizar a solicitação da segunda via da identidade, mais conhecida pela sigla RG.
Entretanto, cada região ou estado dispõe de um órgão específico responsável por esse processo, e ficar por dentro desta informação pode fazer toda a diferença para você evitar qualquer problema futuro. Entenda quais são os principais:
- Ceará – Coordenadoria de Identificação do Ceará: https://www.ceara.gov.br/;
- Distrito Federal – Secretaria da Segurança Pública do Distrito Federal: http://www.ssp.df.gov.br/;
- Minas Gerais – Governo de Minas Gerais: https://www.mg.gov.br/;
- Pará – Polícia Civil do Pará: https://www.policiacivil.pa.gov.br/;
- Paraíba – Secretaria da Segurança Pública da Paraíba: https://paraiba.pb.gov.br/;
- Paraná – Instituto de Identificação do Paraná: https://www.policiacivil.pr.gov.br/IIPR;
- Pernambuco – Instituto de Identificação de Pernambuco: https://www.iitb.pe.gov.br/;
- Rio de Janeiro – Identificação Civil do Rio de Janeiro: https://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=1438;
- Rio Grande do Norte – Polícia Civil do Rio Grande do Norte: http://www.policiacivil.rn.gov.br/;
- Rio Grande do Sul – Departamento de Identificação do Rio Grande do Sul: https://igp.rs.gov.br/departamento-de-identificacao;
- Santa Catarina – Instituto de Identificação de Santa Catarina: https://www.igp.sc.gov.br/instituto-de-identificacao/;
- Entre outros.
Segunda Via RG pelo Celular
Cada vez mais o processo tem ficado prático e por conta disso você pode recorrer a uma solicitação pelo celular. Na verdade, essa disponibilização foi feita com o intuito de deixar o processo mais prático e inclusivo, além de evitar que os brasileiros precisem perder horas do seu dia em uma fila.
Com isso, cada região dispõe de um aplicativo próprio intitulado de RG Digital. Para te auxiliar nesta primeira solicitação, demonstraremos um guia com dados relacionados ao estado de SP. Veja só:
- Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone e procure por “RG Digital SP” ou clique aqui;
- Logo na tela inicial, selecione “Solicitar Segunda Via do RG”;
- Posteriormente, faça o seu cadastro com todos os dados pessoais obrigatórios;
- Por último e não menos importante, clique em “Enviar” para efetuar a confirmação do seu pedido.
Agendamento da 2ª Via RG
No caso do acesso tradicional ao documento, basta efetuar um agendamento do RG através dos canais oficiais do PoupaTempo. Entenda o passo a passo:
- Adentre ao site do PoupaTempo neste endereço;
- Logo na página inicial, selecione “Mais Solicitados” e em seguida por “Carteira de Identidade (RG);
- Siga realizando a sua inscrição e se identifique apropriadamente;
- Posteriormente, escolha uma data e horário para comparecer pessoalmente a uma unidade do PoupaTempo;
- Finalize o procedimento emitindo uma guia de solicitação;
- E pronto, vá até o endereço no horário e na data adequada para solicitar e emitir a segunda via do seu RG!
Documentos Necessários
Ao contrário do que muitos pensam, o processo de solicitação da segunda via do RG pode demandar uma maior atenção por parte dos requerentes, até porque você precisará tem outros documentos que comprovem a sua identidade durante este processo.
Sendo assim, precisamos falar sobre a importância de comparecer ao local de solicitação com demais documentos, bem como a carteira de trabalho, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o passaporte.
Além disso, cada um destes documentos podem servir muito bem como comprovante de identidade para outras situações, principalmente quando você não tiver o seu RG em mãos. Leve isso em conta e aproveite para descobrir um pouco mais sobre a CNH Digital 2024!
Ainda mais, lembre-se que no momento as solicitação, são exigidos outros dados, bem como: informações atualizadas de contato, comprovante de residência, certidão de nascimento e/ou casamento, 2 fotos 3×4 recentes e coloridas sem datação, entre outros.
Onde Solicitar a Segunda Via RG?
Saber exatamente onde solicitar a segunda via do seu RG pode facilitar muita a vida de quem está em uma condição de urgência pelo novo documento.
Por essas e outras razões, o advento tecnológico já tem facilitado bastante esse processo. Por outro lado, você terá três opções de escolha: Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública ou via Poupatempo. Escolha a melhor opção!
Qual o Valor?
Muitas dúvidas surgem acerca do valor a ser pago durante a solicitação da segunda via do RG, até porque as últimas atualizações colocaram a taxa em uma escala entre R$40,00 e R$50,00. As diferenças se dão com base nas ações dos requerentes à medida que cada região do país conta com um padrão específico nessa cobrança.
Outro ponto que merece a atenção dos requerentes é a gratuidade na emissão do RG, porém a mesma somente é destinada a algumas situações específicas:
- Furto do RG seguindo de um B.O. (Boletim de Ocorrência) em menos de um mês;
- Homens e mulheres aposentados;
- Documentos extraviados ou danificados;
- Cidadãos cadastrados no Número de Identificação Social (NIS);
- Situações onde o documento foi emitido com erros de digitação.