Agendamento RG

Antigamente para tirar a primeira ou segunda via do documento de identidade você precisava ir até um posto de atendimento do Poupa Tempo, Detran ou da Polícia, dependendo do Estado em que você reside. Mas isso acabou, pois hoje é possível fazer o agendamento RG sem precisar sair de casa, e sem precisar enfrentar filas longas e horas de espera. Confira o passo a passo para realizar o agendamento RG.

Agendamento de Identidade
Agendamento de Identidade – Veja como agendar o seu RG

Lembrando que o RG é um dos documentos mais importantes do cidadão Brasileiro, só com ele o brasileiro tem acesso a:

Agendamento RG

Como a tecnologia teve um avanço bem significativo, serviços como o agendamento do RG também podem ser realizados através da internet. Dessa forma, se torna possível atender um quantitativo já esperado e estabelecido com o agendamento realizado pela a internet.

Sendo possível agendar o dia e horário que poderá comparecer ao estabelecimento para a solicitação e retirada seu RG (Registro Geral), que é um documento pessoal de uso intransferível, com foto, que contém suas principais informações pessoais.

O agendamento pode ser realizado pela a internet ou por telefone.

Agendamento RG – Como Fazer
Agendamento RG – Como Fazer

Agendar a Carteira de Identidade pela Internet

O primeiro passo é saber qual órgão no seu Estado é o responsável pela emissão dos documentos de identidade, pois essa atribuição varia de acordo com estado. Os principais órgãos que realizam a carteira de identidade são:

  • Poupa-Tempo, nos estados onde está disponível;
  • No Detran;
  • Em unidades da Polícia civil, em estados onde esse é o órgão responsável.

Uma vez que você saiba qual o órgão responsável pela emissão do documento de identidade, basta acessar o portal oficial pela internet e verificar se é necessário o agendamento para fazer o documento.

Documentos necessários para o agendamento da Identidade

Os documentos requeridos para solicitação do RG são:

  • Certidão de Nascimento
  • Certidão de Casamento
  • Foto 3×4 -Recente
  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) – original
  • Certificado de Reservista – original
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – original

Obs.: Nem todos os postos irão solicitar a foto, em muitos deles, essa mesma é feita na hora, ligue para o posto mais próximo e consulte essa informação antes do deslocamento.

Todos os documentos acima devem ser apresentados originais e copias.

Segunda Via do RG

A primeira via do documento de identificação é gratuita, já a segunda via é R$ 33,86 (taxa cobrada no Rio de Janeiro). As taxas cobradas para a emissão do documento podem variar de acordo com a unidade da Federação.

É possível a retirada da segunda via gratuita do documento em caso de roubo. Para isso, você deve agendar o serviço e comprovar o roubo do documento com o Boletim de Ocorrência (BO).

Vale ressaltar que faltando ao agendamento por algum motivo você deverá realizar o mesmo processo para reagendar. É importante o seu comparecimento, pois o agendamento é bastante disputado. Caso aconteça um imprevisto você é você não pode comparecer, efetue o cancelamento no prazo de 24 horas de antecedência a data que foi concluída o seu agendamento.

5/5 - (1 vote)
Samuel Neumann
Samuel Neumann

Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), com especialização em tributação. Hoje Samuel escreve sobre benefícios do cidadão, com foco principalmente no benefício do Abono Salarial (PIS), ajudando a milhares de pessoas que não sabem do direito ao benefício, ter acesso ao mesmo.