Certidão FGTS

Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil. O empreendedor deverá saber lidar com vários assuntos, como, por exemplo, emissão de documentos que comprovem a regularidade da empresa junto aos órgãos trabalhistas, como a Previdência Social. Um dos documentos mais importantes que o proprietário deve emitir é a Certidão FGTS. Não sabe do que se trata? Então, leia o artigo abaixo e informe-se corretamente a respeito da Certidão FGTS 2024.

Certidão FGTS
Certidão FGTS 2024 – Emissão da CND FGTS e CRF Fundo de Garantia

O que é Certidão FGTS

Certidão do FGTS trata-se de um documento o qual é disponibilizado pela Caixa, essa qual é responsável pelo FGTS, esse documento tem como seu principal objetivo, a comprovação de que o empregador está em dia com os depósitos dos valores referentes ao FGTS.

Logo, em caso a empresa esteja em dia com os seus depósitos, o trabalhador receberá a certidão comprovando a regularidade com o FGTS. Lembrando também que esse documento também é conhecido por muito como certidão negativa do FGTS.

Você pode usar a certidão do FGTS para:

  • Sacar o mesmo;
  • Usar como comprovante de desemprego.

O Fundo de Garantia por Tempo e Serviço é um benefício voltado para os trabalhadores que trabalham em regime com a Consolidação da Leis de Trabalho que foram demitidas de seu posto de trabalho sem justa causa, ou também foram tiveram que se afastar devido à problemas de saúde graves.

Para constituir esse benefício, é retirado mensalmente uma porcentagem de 8% do salário do empregado. Entre muitas documentações relativas ao FGTS, existe a certidão FGTS.

Certidão do Fundo de Garantia
Certidão do Fundo de Garantia – Emissão CND FGTS

Para que a empresa esteja totalmente regularizada com a Previdência Social e o FGTS, é preciso que todos os pagamentos dos trabalhadores estejam descontados com a alíquota correta.

No caso, 8%. Esse valor descontado no salário é destinado à uma conta aberta na Caixa Econômica Federal. Por isso, caso seja proprietário de uma empresa, verifique mensalmente as alíquotas descontadas do salário dos trabalhadores, caso queira evitar futuras dores de cabeça.

O trabalhador também pode usar a certidão negativa do Fundo de Garantia para sacar o seu fundo, de acordo com o calendário FGTS, para saques do fundo inativo.

Consulta a Certidão FGTS 2024

Caso queira verificar a situação de seu vínculo empregatício junto à Previdência Social, o trabalhador poderá realizar a consulta a certidão FGTS. Esta consulta é bem simples e fácil, podendo ser realizada em dentro de poucos minutos. Veja como:

  • Acesse o site de consulta a certidão pelo seguinte endereço eletrônico: https://consulta-crf.caixa.gov.br/consultacrf/pages/consultaEmpregador.jsf;
  • Na página de consulta ao FGTS, o cidadão deverá preencher algumas dados os quais será solicitado para quem o mesmo tenha acesso ao sistema. É fundamental que informe o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou Cadastro Específico do INSS (CEI) e também informar em qual o estado Brasileiro a empresa foi registrada.
  • Ao término do preenchimento do formulário, o usuário deverá clicar no botão “consultar”. Caso os dados estejam corretos, você será imediatamente direcionado à página de consulta FGTS ao histórico de certidões.
  • Na própria página de consulta você poderá emitir a certidão do FGTS, onde você poderá imprimir e guardar junto aos documentos de sua empresa.
Consulta Certidão FGTS 2024
Consulta Certidão FGTS 2024

Quem pode tirar a certidão Negativa FGTS

A CND FGTS (Certidão Negativa de Débitos) poderá ser gerada por qualquer trabalhador desde que, já tenha sido empregado com carteira assinada em regime da CLT. A certidão pode ser emitida em agências da Caixa Econômica Federal. Porém é necessário que, durante o tempo de serviço, o empregador tenha feito os depósitos do Fundo de Garantia – que corresponde a 8% do salário bruto do empregado, descontado na fonte.

Emissão da Certidão FGTS pela Internet
Emissão da Certidão FGTS pela Internet

Para emitir a sua certidão, acesse um dos links abaixo:

5/5 - (2 votes)
Samuel Neumann
Samuel Neumann

Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), com especialização em tributação. Hoje Samuel escreve sobre benefícios do cidadão, com foco principalmente no benefício do Abono Salarial (PIS), ajudando a milhares de pessoas que não sabem do direito ao benefício, ter acesso ao mesmo.