Cartão Cidadão 2024

Nas últimas décadas aumentou o número de benefícios sociais e trabalhistas pelo Governo Federal, para diminuir a desigualdade social, por isso precisava-se criar um documento que juntasse todos esses benéficos, como PIS, PASEP, Seguro Desemprego e Luz para Todos, em somente um lugar, para melhorar o controle e coibir fraudes. Assim, foi criado o Cartão Cidadão 2024, que é um cartão, pelo qual, pode-se sacar o dinheiro de quase todos os benefícios do Governo, com exceção do Bolsa Família, o qual, possui um cartão próprio.

Cartão Cidadão Caixa
Cartão Cidadão Caixa – Consulte diversos benefícios a partir do seu cartão

Por isso, vamos explicar a seguir um pouco sobre esse documento, qual a sua importância, como adquirir e outros itens importantes que vocês saibam, para assim, utilizar esse documento de suma importância corretamente.


Como fazer o Cartão Cidadão

Para você que tem acesso a algum benefício social e ainda não fez o Cartão Cidadão 2024, se liga nessas dicas e veja como é fácil adquiri-lo.

Você deve ir até uma agência Caixa, portando os seguintes documentos:

  • Carteira de Trabalho: Já que é necessário consultá-la para fazer o seu cadastro.
  • Documento pessoal: Pode ser o RG, a carteira de motorista ou a certidão de nascimento.
  • Termo de responsabilidade: A ser assinado na frente de um funcionário da Caixa.

Apenas com esses três documentos, você já sai com o seu cartão na hora, bastando apenas criar uma senha com seis dígitos, que vai ser a senha utilizada para sacar os seus direitos, quando você for ao banco.

Lembrando que o cartão demora de 15 a 25 dias para ficar pronto e é gratuito, o que incentiva ainda mais as pessoas o fazerem.

Como emitir o Cartão Cidadão

Esse documento pode ser feito em agências de Caixa Econômica Federal, basta:

  • Comparecer a uma agência com a sua carteira de trabalho em mãos – que é o seu documento que possui o número do seu PIS.
  • O cartão pode levar até 30 dias para ser emitido, e precisa ser buscado, nesse caso, na agência do banco.

Outra maneira de emitir o seu cartão cidadão é pelo telefone 0800-726-0207. É necessário, para o atendimento pelo telefone, ter em mãos o seu número do PIS – presente na sua carteira de trabalho, na primeira página.


Como Desbloquear o Cartão Cidadão

Para poder usar o seu cartão  para sacar o saldo do FGTS inativo, Seguro Desemprego, Abono Salarial, entre outros, é necessário que, antes de tudo, você tenha desbloqueado o seu cartão Cidadão.

Após fazer o cartão, por medida de segurança, esse virá bloqueado para uso. Isso é uma medida de segurança para evitar que outras pessoas usem o seu cartão para sacar seu dinheiro antes que o documento chegue em suas mãos.

É possível desbloquear o cartão cidadão 2024 de duas maneiras diferentes:

  • Pelo telefone;
  • Pelo caixa eletrônico de uma agência da Caixa Econômica Federal.

Desbloquear Cartão Cidadão pelo Telefone

Desbloquear cartão cidadão por telefonePara desbloquear o cartão cidadão, ligue para a central de atendimento da Caixa Econômica Federal, através do telefone 0800 726 0207. A ligação é gratuita, e o atendimento funciona das 08h às 20h.

Durante o atendimento, serão dadas diversas opções de atendimentos e serviços oferecidos pela Caixa por telefone. Escolha a opção “Desbloquear Cartão Cidadão“.

Para efetuar o desbloqueio do seu documento, será necessário que antes você confirme uma série de dados com o atendimento, por questão de segurança, como citado acima.

Uma vez desbloqueado o seu documento, será possível facilmente efetuar a consulta e saque de benefícios pelo caixa eletrônico do Banco, ou sacar o seus benefícios e pagamentos e agências da Caixa e lotéricas.

Desbloquear no Caixa Eletrônico

debloquear cartão cidadão pelo caixa eletrônicoO desbloqueio do documento em uma agência da Caixa é ainda mais rápido. Em muitos casos, você pode precisar buscar o seu cartão cidadão na agência bancária. Nesse caso, você já pode aproveitar a visita e desbloquear o documento.

O desbloqueio do cartão cidadão pode ser feito tanto no atendimento quanto no Caixa Eletrônico. Para desbloquear, é essencial que você tenha consigo seus documentos de identidade e CPF, para confirmar os dados na hora do desbloqueio.

Ao desbloquear o seu documento, você deverá cadastrar uma nova senha para o cartão, para efetuar saques e consultas do seu benefício.

Atenção: a senha do cartão  não é a mesma senha usada na internet para consulta do benefício ou nos aplicativos Caixa. Recomenda-se que não se use a mesma senha. Nunca revele sua senha para outras pessoas, e caso peça ajuda para efetuar algum procedimento no caixa eletrônico, digite você mesmo a senha do cartão cidadão.


Consultar Cartão Cidadão

Existem diversas vantagens para as pessoas que possuem o cartão cidadão, já que com a posse desse cartão, elas podem:

  • Consultar o saldo FGTS: Assim, o planejamento caso ocorra algum imprevisto no trabalho, poderá ser feito previamente.
  • Sacar o dinheiro dos benefícios: Em qualquer agência Caixa ou casas lotéricas conveniadas.
  • Consultar saldos e cotas: Dos diferentes programas sociais oferecidos pelo Governo Federal.
  • Consultar o calendário de pagamento: Dos mais diversos programas sociais, assim, você vai saber qual o dia exato do pagamento do seu PIS 2024, e vai poder planejar melhor o que fazer com esse dinheiro recebido.

Consulta Saldo Cartão Cidadão

Para consulta o saldo do Cartão Cidadão, você vai precisar acessar o portal cidadão Caixa – também é possível consultar o saldo nas agências ou pelo celular, porém o portal de atendimento da Caixa é a maneira mais prática pois permite você consultar o saldo de seus benefícios pagos pelo cartão sem sair de casa.

Para consultar os saldo dos benefícios que podem ser sacados com o seu cartão, basta seguir os passos descritos abaixo:

Consulta Cartão Cidadão
Consulta Cartão Cidadão
  • Acesse o portal de atendimento Caixa Cidadão;
  • Digitar o número do PIS/PASEP (número impresso no Cartão, com 10 ou 11 dígitos);
  • Digite a senha da internet;
  • Caso você não tenha senha da internet, clique em “Cadastrar Senha”;
  • Clique quadrado “Não sou um robô” para validar sua consulta;
  • Clique em “OK”

Você vai acessar uma página com as informações de diversos benefícios – Fundo de Garantia, Seguro Desemprego, Abono Salarial, Bolsa Família, entre outros. Basta clicar no nome do benefício, e você vai poder consultar o saldo que é possível sacar com o cartão cidadão e as datas de pagamento de cada benefício.


Segunda Via Cartão Cidadão

Em caso de perda ou furto de seu documento, será possível emitir uma segunda via do Cartão cidadão em uma agência da Caixa Econômica Federal. A segunda via do cartão magnético pode ser solicitada diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal, e o processo é muito semelhante à retirada da primeira via do cartão.

Para fazer a segunda via, será necessário que o trabalhador tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade – Documento de identificação com foto e número do RG – Carteira de identidade, Carteira de Motorista, Carteira militar, etc;
  • CPF;
  • CTPS – Carteira de trabalho;

Ao solicitar uma nova via do cartão cidadão, será solicitado que você assine outro termo de aceite no ato.


Esqueci a senha Cartão Cidadão

Em caso de esquecimento da senha do documento, é possível recuperar a senha cartão cidadão em uma agência da Caixa Econômica Federal. Para recuperar a senha do documento, basta que o trabalhador se dirija ao atendimento do banco portando:

  • Um documento de identidade co m foto;
  • Documento com número do CPF;
  • Via do cartão.

A recuperação da senha precisa ser efetuada presencialmente na agência, e não pode ser realizada por terceiros.


Perda ou Extravio do Cartão

Em caso de perda ou roubo do cartão, é necessário ir à uma agência da Caixa imediatamente e solicitar o bloqueio do cartão, para a garantir que não haja saques do seu benefício por partes de terceiros.

Nessa oportunidade, você já pode solicitar uma segunda via do seu cartão cidadão.

E vocês, ainda tem mais alguma dúvida a respeito desse documento a qual, não tenha sida esclarecida no texto? Deixem seus comentários e dúvidas que responderemos para vocês.

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Samuel Neumann
Samuel Neumann

Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), com especialização em tributação. Hoje Samuel escreve sobre benefícios do cidadão, com foco principalmente no benefício do Abono Salarial (PIS), ajudando a milhares de pessoas que não sabem do direito ao benefício, ter acesso ao mesmo.