O seguro desemprego trata-se de um benefício da seguridade social, pago a trabalhadores que perderam o emprego sem justa causa, e não conseguem arranjar novo trabalho. O agendamento do Seguro Desemprego 2024 é obrigatório para solicitação do benefício em capitais e cidades importantes brasileiras, para evitar filas e tumultos nos postos de atendimento responsáveis pela concessão do benefício. Em breve, o agendamento do Seguro Desemprego 2024 será obrigatório em todas as cidades do Brasil, como medida de organizar as solicitações do benefício.
O agendamento do benefício é feito através do portal do Ministério do Trabalho e Emprego, e é bom que você fique atento: Quanto mais rápido você agendar o seu benefício, mais rápido iniciará o seu período de pagamentos, por isso não perca tempo e agende já, caso você tenha direito! Confira abaixo as regras para entender como fazer o seu agendamento do benefício.
Agendamento Online do Seguro Desemprego
Para realizar o agendamento online do seu benefício, é simples.
Através do site do Ministério do Trabalho, você poderá fazer o agendamento, não só do seu seguro desemprego, como também de outros serviços importantes:
- Emissão de carteira de trabalho;
- Homologação de Rescisão de Contrato de Trabalho;
- Entre outros.
Veja a seguir o passo a passo do agendamento Seguro Desemprego online:
- Entre na página de Agendado do Ministério do Trabalho e Emprego, disponível através DESSE LINK;
- Escolha a unidade onde deseja agendar o seguro desemprego, assim como a data disponível;
- Após isso, você irá visualizar um formulário de preenchimento. As demais etapas serão liberadas somente após o preenchimento da primeira.
- Por fim, você deverá selecionar o melhor dia e horário para se direcionar a agência.
No momento da digitação dos seus dados pessoais, será exigido:
- Seu nome completo;
- Telefone de contato;
- Data de nascimento e;
- Número do seu CPF.
Ao fim do processo do agendamento Seguro Desemprego você deverá informar um código de segurança e então clicar em “Agendar”.
LEMBRE-SE: Para realizar o agendamento do auxílio Desemprego é obrigatório que o solicitante esteja dentro do período de entrada, ou seja, desde o 7º dia de dispensa até o 120º dia após ter sido demitido.
Quem pode receber o Seguro Desemprego
As regras para o recebimento do Seguro Desemprego foram alteradas recentemente. Antes, para ter direito ao benefício, bastava ter cumprido 6 meses de trabalho registrados na carteira para ter direito a receber o benefício. Agora a regra é um pouco diferente:
A nova regra do seguro desemprego trata diferentemente quem solicitou o benefício pela primeira, segunda e terceira vez:
- Se você busca solicitar o seguro desemprego pela primeira vez, então você precisa ter trabalhado no mínimo12 meses. Mas quanto mais tempo tiver trabalhado, maior será o número de parcelas do seguro-desemprego;
- Para solicitar o benefício desemprego pela segunda vez, é preciso ter trabalhado com carteira de trabalho assinada por no mínimo 9 meses, caso contrário você não terá direito ao benefício;
- Somente a partir da terceira solicitação do seguro desemprego será possível agendar o seguro desemprego com apenas 6 meses trabalhados.