CNH Social 2024: Habilitação popular

A CNH Social 2024 é o projeto de Primeira Habilitação destinada ao público que não tem condições de arcar com os custos da emissão da Carteira Nacional de Habilitação em diversas categorias. Abaixo você pode conferir mais sobre a CNH Social 2024.

CNH Social
CNH Social – Veja como participar do Programa

As classes que se enquadram no projeto são jovens de baixa renda aquisitiva, com essa iniciativa focada mais na ampliação do mercado de trabalho e qualificação a mais profissionais em cursos específicos, atendendo também o mercado do transporte, principalmente no crescimento de profissionais qualificados e habilitados.

Os patrocinadores da habilitação popular são o SENAT e o SEST que financiam esta possibilidade aos jovens sem custo algum.

Quem tem direito a CNH Social

Vale lembrar que a habilitação popular é vedada a candidatos de baixa renda, ou em condição social vulnerável. Portanto, candidatos sejam beneficiários do Programa Bolsa Família, ex-presidiários, ou em situação de pobreza terão prioridade na distribuição das habilitações sociais.

Para se inscrever o candidato deve atender todos os requisitos do programa, veja a seguir:

  • Ter idade mínima de 18 e 27 anos completo na data da realização da inscrição;
  • Renda Individual comprovada de até 3 salários mínimos;
  • Saber ler e escrever, não exige ensino médio completo;
  • Candidatos que possuem categoria anterior A, ser quiserem podem participar do processo;

Candidatos que participaram de inscrições anteriores no programa e não foram convocados, podem participar do processo novamente.


Documentos necessários para a CNH Social

Após a realizar da inscrição é necessário que compareça a Unidade de atendimento Operacional inscrita no ato da inscrição no site portando todos os documentos a seguir: (Original e Xerox)

  • Comprovante de Renda
  • Comprovante de Residência
  • Documento de identificação original (RG/CPF)
  • Caso não possua renda deverá preencher uma declaração e assinar;
  • Comprovante atual de residência;

Essa documentação seguirá para analise, ela sendo aprovada, será emitido o termo de Adesão ao projeto CNH Social. Lembrando que nenhum documento entregue por via postal será aceito.


Como Funciona a Habilitação Popular

As vagas são disponibilizadas por unidade operacional Senat ou Sest, a convocação é feita depois do preenchimento de todo o quantitativo de vagas das unidades operacionais, ao fechar que acontece os sorteios e convocação dos candidatos deferidos dentro do projeto, conforme o calendário do benefício, estabelecido pelo SEST/SENAT anualmente.

Caso você seja convocado e não compareça, você perde a vaga dando a oportunidade para a unidade operacional realizar uma nova convocação para outro candidato.

Se você atende todos os requisitos do Projeto CNH Social e deseja participar é simples e fácil, basta:

  • Entrar no site www.sestsenat.org.br;
  • Por meio de um formulário você deve preencher todas as informações pessoais solicitada;
  • E pronto está inscrito para concorrer a oportunidade.

Lembrando que todas as informações fornecidas no ato da inscrição do projeto devem ser verdadeiras, sendo de responsabilidade civil do candidato as fornecer.

Habilitação Popular
Habilitação Popular

Candidatos à CNH Social

As convocações serão feitas somente por e-mail, sendo assim, fique atento a sua caixa de entrada. Se selecionado, o candidato deverá comparecer a partir da data de convocação em até 3 dias.

Ao ser convocado, deve-se comparecer a unidade operacional que escolheu no ato da realização da inscrição, portando todos os documentos originais e copias legíveis.

O Sest e o Senat que são os grandes patrocinadores deste programa quitarão todas as taxas de obtenção do CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Ou seja, você não gastará nada do seu bolso, o programa está financiando 100% para você e todos os outros candidatos convocados pelo programa Carteira Nacional de Habilitação Social.

5/5 - (2 votes)
Samuel Neumann
Samuel Neumann

Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), com especialização em tributação. Hoje Samuel escreve sobre benefícios do cidadão, com foco principalmente no benefício do Abono Salarial (PIS), ajudando a milhares de pessoas que não sabem do direito ao benefício, ter acesso ao mesmo.