O Título de Eleitor é um documento muito importante que dá o direito ao indivíduo de exercer sua cidadania, ou seja, escolher os seus representantes políticos a cada eleição regional ou federal. Com o poder do voto você pode decidir o futuro da sua cidade como do seu estado ou país. Se você precisa regularizar ou transferir o seu Título de Eleitor é importante que verifique a sua situação com antecedência. Quem já possui 16 anos de idade já pode tirar o seu documento, que além de permitir o direito ao voto é obrigatório para a retirada de outros documentos como o CPF, o passaporte e até para tomar posse de algum cargo público.
Conteúdo
Como Tirar o Título de Eleitor
O procedimento é bem simples. Você pode solicitar o seu Título de Eleitor em uma unidade do Cartório da Justiça Eleitoral de sua cidade ou então por meio da internet com o sistema chamado “Título Net” que você pode acessar clicando neste link (tse.jus.br).
- Caso opte por esta opção é necessário que forneça todos os dados solicitados na página e depois retirar o documento diretamente no Cartório Eleitoral.
- É importante ressaltar que por se tratar de um documento pessoal caberá somente a você fazer a solicitação do Título de Eleitor.
Onde Tirar
Se você vai tirar o seu Título Eleitoral pela primeira vez precisa se dirigir pessoalmente a um cartório da Justiça Eleitoral mais próximo da sua casa. Para facilitar, acesse o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado para verificar o endereço e o respectivo contato para solucionar qualquer tipo de dúvida que possa existir.
Agendamento Título de Eleitor
Agora é possível evitar filas e tumultos no atendimento realizado pelo Cartório Eleitoral, já que foi implantado o sistema de agendamento online. Desta forma, é possível escolher a data e horário que seja melhor para o comparecimento.
Alguns serviços como obtenção de certidões, pagamento de multa e justificativa não precisam fazer o agendamento prévio. Basta somente se dirigir pessoalmente até um cartório para solicitar os serviços.
Já as certidões de quitação eleitoral, filiação partidária, negativa de alistamento eleitoral, crimes eleitorais e composição partidária podem ser retirados pela internet diretamente no site do TRE.
Ainda na página de Agendamento você encontra outras opções como, por exemplo, consultar e/ou cancelar o seu agendamento, bem como realizar a consulta de multas e gerar o boleto de pagamento.
Veja onde tirar os seguintes documentos:
- Cartão de saques de benefícios sociais, o Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal;
- Saiba como tirar a sua Certidão FGTS, que pode ser usada para declarar o Imposto de renda.
Consulta
Como o Título de Eleitor é um documento de uso menos contínuo se comparado com outros como, por exemplo, o RG e o CPF é fácil se esquecer do número como também a sua situação perante o TRE.
Para verificar a regularidade do seu Título é só fazer o seguinte: Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio deste link (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/situacao-eleitoral) e escolha uma das duas opções de consulta à situação eleitoral: por nome ou por título.
Caso prefira a primeira opção será necessário informar o seu nome completo e data de nascimento, mas se for pelo título precisará digitar o número do seu documento. Em ambas as opções você ainda deverá informar o código de segurança, e em seguida clicar sobre “Consultar” para obter a resposta desejada.
Número do Título
O Título de Eleitor é composto de 12 dígitos conhecidos como “Número de Inscrição”, os quais devem ser fornecidos em caso de preenchimento de formulários que exigem essa informação. Os demais números presentes à direita do documento dizem respeito ao local em que você vota que é composto pela zona (endereço) e seção (sala de votação).
2ª Via Título de Eleitor
Se você precisa tirar a 2ª via do seu Título é preciso fazer o agendamento prévio no site do TRE da sua região e depois se dirigir pessoalmente até a Justiça Eleitoral de sua cidade para obter o documento.
Todas as unidades eleitorais possuem horário padronizado de funcionamento: de segunda a sexta, das 11 às 19 horas. Vale lembrar que você deve estar quite com a Justiça Eleitoral para conseguir tirar a segunda via, caso o contrário precisará verificar com o atendente o que precisa ser feito para regularizar a sua situação, certo?
Se tiver alguma dúvida é só utilizar os comentários abaixo.