Certidão de Reservista

Aqueles que estão perto de completar os seus 18 anos, além de tornaram-se maior de idade no Brasil, sabem que devem alistar-se nas Forças Armadas para caso se aplique, seja dispensado do serviço militar ou também ter acesso a sua Certidão de Reservista. Essa mesma é de suma importância para que esse mesmo jovem posso cadastrar-se ao longo de sua vida em diversos programas. Lembrando ainda que a Certidão de Reservista não é opcional, essa mesma é obrigatória para todos os jovens que irão completar 18 anos esse ano e são do sexo masculino.

Certificado de reservista militar - como emitir a certidão de reservista
Certificado de reservista militar – como emitir a certidão de reservista

Você já retirou a sua? Ainda não? Então não deixe de ler este artigo que vai te explicar como é o procedimento e a importância de se obter essa Certidão. Me acompanhe.

O que é a Certidão de Reservista?

De modo bem simples, é o documento que comprova a inclusão do jovem cidadão na Reserva das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Em outras palavras, a obrigatoriedade existente na retirada de tal documento é para o caso de se contar com os jovens em caso de defesa nacional.

Ainda que o país não se envolva em guerras e possua sistema democrático de governo é importante se “precaver” para qualquer eventualidade. Se houver, os jovens serão convocados à defenderem o país.

O que é a Certidão de Reservista
O que é a Certidão de Reservista

Veja também:

Certificado de Reservista

Após ter sido dispensado pelo Serviço Militar você deverá comparecer, nos próximos 5 anos, a uma Junta Militar, onde o certificado de reservista receberá um carimbo para comprovar a presença de Apresentação de Reservistas.

Documentos Necessários para o Alistamento

  • Quando for se alistar você deverá apresentar a seguinte documentação:
  • A sua Certidão de Nascimento ou Identidade;
  • Duas fotos 3×4 recentes tiradas com fundo branco e,
  • Comprovante de Residência.

Prazos e Custos da Certidão de Reservista

Existem dois períodos que as Forças Armadas disponibilizam para que os jovens possam fazer o alistamento que compreende as seguintes datas: 01 de Janeiro e 30 de julho do ano em que o jovem irá completar 18 anos.

Se você não deixar o prazo se encerrar, o alistamento será feito de forma gratuita, mas se fizer após a data irá precisar pagar uma taxa, que deverá ser paga por meio de guia expedida diretamente pela Junta Militar:

  • Nas agências da Caixa Econômica Federal ou;
  • Nas Casas Lotéricas.

Como Tirar a Segunda Via do Certificado ou Dispensa

Caso você tenha tido algum problema e precisa de uma segunda via da Certidão, deverá se dirigir pessoalmente à Junta Militar onde realizou o seu alistamento munido de todos os seus documentos.

Na Junta precisará assinar o requerimento e pagar uma taxa, cujo pagamento poderá ser realizado na Caixa Econômica.

Como Tirar a Segunda Via do Certificado
Como Tirar a Segunda Via do Certificado

Certificado de Alistamento Militar

Quando o jovem se apresenta no serviço militar recebe o CAM (Certificado de Alistamento Militar), cujo documento já traz a nova data para que se apresente a Seleção Geral que é realizada no período entre julho e outubro do mesmo ano e nessa Seleção que ocorre a convocação ou a dispensa do jovem.

Certificado de Reservista e o de Dispensa de Incorporação

Após a finalização e cumprimento do programa de serviço militar então sim você irá receber o Certificado de Reservista. Entretanto, se for considerado inapto para a prestação do serviço receberá o Certificado de Dispensa de Incorporação.

Por que retirar a Certidão de Reservista?

Além de ser importante para o serviço militar, sem este documento você será impedido de:

  • Participar e/ou tomar posse de cargos referentes à Concurso Público;
  • Vestibular;
  • Assim como obter documentos importantes como o registro de diploma de curso superior, passaporte, título de eleitor, entre outros.

Fique atento aos prazos para não perder. Quer ser lembrado mais facilmente? Cadastre o seu e-mail para receber todas as nossas novidades. Até lá!

5/5 - (1 voto)
Samuel Neumann
Samuel Neumann

Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), com especialização em tributação. Hoje Samuel escreve sobre benefícios do cidadão, com foco principalmente no benefício do Abono Salarial (PIS), ajudando a milhares de pessoas que não sabem do direito ao benefício, ter acesso ao mesmo.